O Reisado, também conhecido como Folia de Reis, é uma manifestação cultural religiosa e festiva que relembra a atitude dos Três Reis Magos presenteando o Menino Jesus Cristo. O Reisado chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, e a tradição é mantida com a celebração do nascimento de Jesus.
Durante um seminário no IV Encontro Mestres do Mundo, onde foi reivindicado que o Reisado fosse reconhecido como patrimônio brasileiro, o pesquisador cearense Oswald Barroso (2009) considerou que o Reisado “[…] tem uma importância enorme para as diversas artes. Mapear essa manifestação, para esse processo de registro, seria um desafio enorme, dada a sua complexidade e diversidade”.
A Folia de Reis é comemorada em Lençóis de dezembro a janeiro, principalmente no dia 6 de janeiro, quando os reiseiros dançam de casa em casa, anunciando a chegada do Messias, e são recebidos com bebidas e perfumes. Os grupos visitam as casas louvando ao Santo Reis e ao nascimento de Cristo. Os personagens principais são o Mestre, o Rei e a Rainha, o Contramestre, os Mateus, figuras e moleques.
Essa celebração também faz parte da programação da Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos.