A Marujada é um espetáculo de falas, música e dança, com fragmentos de velhos romances portugueses tradicionais. Também conhecida como Chegança de Marujos, essa manifestação cultural relembra o período das grandes navegações dos séculos XV, XVI e XVII. O espetáculo atual, com músicas e danças, tem origens europeias, africanas e indígenas.
Em Lençóis, os grupos de Marujada se apresentam nos Festejos do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos. A Marujada surgiu em Portugal, no contexto das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Consiste em um grupo de homens vestidos de branco e azul, como marujos, que desfilam cantando músicas que remetem às batalhas no mar e aos santos da Igreja Católica.
Essa manifestação cultural é realizada no município pelos grupos Barcas em Rios de Lençóis – Grupo de Marujada e o Grupo Quilombola do Remanso. Pode ser contemplada nos festejos da Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos, que ocorre em janeiro, em comemoração ao padroeiro da cidade, juntamente com o Samba de Roda, a Capoeira e as Filarmônicas.