O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) define a Roda de Capoeira como:
“[…] um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana – notadamente banto – recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Na roda de capoeira, se batizam os iniciantes, se formam e se consagram os grandes mestres, se transmite e se reiteram práticas e valores afro-brasileiros.”
A Capoeira em Lençóis tem uma presença muito forte em todos os festejos da cidade. É uma tradição popular que tem o poder de animar nativos e turistas em qualquer ocasião ou temporada. Em praticamente todos os municípios da Chapada Diamantina, a Capoeira está presente, com seus variados grupos e representantes.
As apresentações ocorrem principalmente aos finais de semana. Entretanto, em Lençóis, durante os períodos de alta temporada, é possível apreciar apresentações todos os dias no mercado cultural da cidade.
A Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em novembro de 2014, durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda. De acordo com o IPHAN, “a capoeira é uma manifestação cultural presente hoje em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, com variações regionais e locais criadas a partir de suas modalidades mais conhecidas: capoeira angola e capoeira regional.” Essa tradição tem o poder de transmitir saberes através de seus mestres e mestras e da história. O reconhecimento da roda de capoeira pela Unesco foi um avanço significativo para a cultura brasileira e para a história da resistência negra no Brasil.
Em Lençóis, o grupo de Capoeira Corda Bamba destaca-se por ser um coletivo angola, regional e contemporâneo, organizado pelo Mestre Cascudo. O grupo Corda Bamba revelou um grande capoeirista, Ailton Carmo, protagonista do filme “Besouro” (2009).